RFM, por amor de deus!!!

Quem me conhece sabe que sou licenciado em eng. informática e estou a tirar mestrado. Quem não me conhece, fica agora também a saber. Longe de ser o típico rato de laboratório que toda a gente vê nos informáticos, debato-me com os mesmos problemas que os meus pares. Talvez por não conhecerem muito bem o curso em si, toda a gente acredita que, durante os 6 anos que passei na universidade, apenas estudei manuais de instruções de tudo e mais alguma coisa que funciona a energia eléctrica neste mundo. Assim, logo que o primo do tio do avo do conhecido da vizinha do amigo do meu pai tem dificuldades em por a funcionar uma qualquer central nuclear do outro lado do mundo, é para mim que ligam, a perguntar como é que se põe a consola PXF-3000 a fazer a separação dos núcleos de átomos de manganésio-46, utilizando a técnica desenvolvida por Michael Powers em 1689. E não vale a pena dizer que não conheço o dito senhor e que em 1689 não se separavam núcleos de átomos. Quem liga quer aquilo a funcionar, e já!

Outro caso comum é ligarem-me a perguntar como se faz um page-break invertido com dupla pirueta e triplo salto no Word. Sim, porque toda a gente sabe que tirar uma licenciatura em informática é o mesmo que tirar um curso de formação em Word. E que nós, no fundo, passamos o dia todo a bater texto e a aplicar uma formatação XPTO no Word. As cadeiras em que nos ensinam a programar são apenas para matar os intervalos entre as aulas de "Introdução ao Word 2007" e "Criação e manipulação de fórmulas em Excel".

Assim, para todos aqueles que, quando têm dificuldades com electrónica, ligam para o amigo informático, deixo-lhes a seguinte mensagem: RFM!!!!! Para quem não conhece, explicito: Read (the) Fucking Manual. Sim, aqueles livros pesados que vieram com a vossa máquina fotográfica nova não são para meter na gaveta ou a servir de calço à mesa da cozinha. Servem para ser lidos. E, por muito surpreendente que possa parecer, lá dentro estão escritas (imaginem lá) as instruções para operarem o vosso brinquedo novo!!! Fantástico, não é? As coisas que as pessoas inventam.

Por isso, meus amigos, da próxima vez, já sabem: leiam o manual de instruções. Assim evitam chatear um qualquer informático inocente. Agora, se me permitem, vou assassinar criancinhas. Alguém acabou de me pedir que fosse por um auto-rádio a funcionar, e preciso de descarregar mais alguma desta frustração.

13 comentários:

Abobrinha disse...

Bacardi

Com a crise na economia tens que usar este tipo de solicitações para algo com futuro: troca directa! Não paga imposto e podes sempre obter algo de mais valor pelos teus serviços!

Não sabes ressuscitar um auto-rádio? Não interessa: enrolas quem te solicitou o serviço com palavreado técnico que não é relevante, para justificar a tua presença e depois... fazes-te a um jantar de sushi para compensar o teu tempo!

E exige que te chamem Mestre Bacardi!

Eu Mesma! disse...

Meu amigo...
Read (the) Fucking Manual nem sonhes!!!!!!

O bom de ter amigos informáticos é pedir conselhos de como se faz copy paste aos pulinhos... assim como ter amigos advogados se pergunta como se foge a uma multa e amigos farmacêuticos o que deveremos tomar sem passarmos pelo médico...

temos pena meu amigo mas...
a vida é mesmo assim!!!!!

Beijos!

Eu Mesma! disse...

e já agora....
já que és tão bom a nivel de informática... mete lá os comentários com feedback se faz favor.... senão ninguém lê as tuas respostas!!!!!

Eu Mesma! disse...

ops...
já percebi....

o puto é mesmo inteligente!!!!!

Bacardi disse...

Abobrinha
Excelente ideia que me deste. Vou ver se tiro um curso em sushi. Assim, sempre que alguém tiver dúvidas sobre sushi, digo “compras o arroz, o peixe e tudo o mais, e aparece lá por casa”. Assim deixo os meus amigos contentes e como sushi à borla. Porque é que eu não pensei nisto quando acabei o secundário?

Eu mesma
Mais uma vez, exemplificas aquilo que expus no meu post. Então conta lá onde é que se activa o dito feedback.

Bjx

Eu Mesma! disse...

era numa coisita chamada de subscrever email....

que não tem realmente nada haver...
mas tb meu lindo...

eu percebo de informática e tenho como hábito não perguntar aos homens coisas que as mulheres conseguem descobrir sozinhas!

Bacardi disse...

Explica-me lá como se faz essa coisa, mas como se eu fosse muito muito burro. A sério, gosto de ver o pessoal contente, mas já vasculhei as opções todas do raio do blog e não encontro aquilo a que te referes :(

Eu Mesma! disse...

agora meu menino... vais levar com o teu post em cima...

read the fucking manual...!

ou neste caso... consulta o help!!!!!

Bacardi disse...

Estou a ver que não captaste a essência do post :(

Mas, mesmo assim, e só porque gosto muito dos meus leitores, lá andei a vasculhar a ajuda desta coisa. E parece-me estar tudo ok. Aliás, eu, na minha conta, consigo subscrever feeds dos comentários.

Eu mesma, vê lá se estás a procura do link no sitio certo. A mim aparece-me por debaixo da caixa onde escrevo comentários. Se não deres com a coisa, como bom amigo e informático que sou, lá tentarei resolver o teu problema.

Uma licenciatura não é formação, é um fardo :P

Eu Mesma! disse...

meu querido...
tu não leste o meu comentário....

eu já descobri há seculos!!!!!

O teu teco ainda dorme?

Bacardi disse...

Teco? Esse está a recuperar do coma alcoolico em que entrou na noite de 31 para 1. Um dia destes dará sinais de vida :P

Eu Mesma! disse...

então quando ele voltar à vida avisa!!!!

Abobrinha disse...

Eu tenho que dizer que os meus neurónios andam a gritar "café!", mas tenho mesmo que diminuir a cafeína!

Enviar um comentário

 
Copyright © Um copo com...