Avatar

Bem, como não consigo dormir, lá vou escrever mais uns disparates, e acreditar que alguém se vai dar ao trabalho de os ler. E desta vez vou escrever sobre cinema.

Ontem fui ver o Avatar, do James Cameron. E, ao contrário de toda a gente, não gostei.

A historia passa-se no ano dois-mil-cento-e-qualquer-coisa. A humanidade colonizou o planeta Pandora para minar um calhau qualquer manhoso, que vale bué dinheiro. Long live capitalism!!! Entretanto, um soldado paraplégico (bronco e de bom coração, como não poderia deixar de ser) é convidado a participar numa experiência científica em que seres humanos conseguem controlar corpos Na'vi (é assim que se chamam os nativos do planeta), com o intuito de melhorarem as relações diplomáticas com os nativos e convidarem os ditos a pirarem-se da sua casinha, para que se possa minar mais um pouco do dito calhau valioso. Existe também o Coronel/General/(cargo militar aleatório) que quer é bombardear tudo.

E isto são os primeiros dez minutos do filme. Alguém consegue adivinhar o que se passa nos restantes 152 minutos? Acertaram em cheio...

Todo o "recheio" do planeta não passa de um conjunto de elementos já conhecidos de muitos de nós. Desde os rinocerontes com cabeça de tubarão martelo, cães selvagens e anorécticos à lá Resident Evil, montanhas voadoras, pássaros gigantes a fazer lembrar pterodáctilos, etc. Clichés até mais não...

Os efeitos especiais são muito bons. Animação 3D fotorealista ao mais alto nível, em especial no que toca à animação dos personagens. A banda sonora ficou a cargo de James Horner (Titanic), e vale a pena (nota mental: sacar da net).

E estes são os 2 únicos motivos pelos quais vale a pena pagar para ver este filme. Tudo o resto é medíocre ou simplesmente desinteressante. A história é uma mais-que-previsível colagem de clichés e tanto as imagens como os personagens impressionam apenas pela técnica como foram criados, e não pelo conteúdo.

É um filme de uma beleza superficial. Não passa disso.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © Um copo com...